segunda-feira, 28 de julho de 2014

Passo a Passo da Montagem

Resolvemos nesse post agora explicar passo a passo de como montamos a nossa garra. Dividiremos esse nosso passo a passo em 4 etapas. 

1- Elaboração do projeto

Na etapa de elaboração do projeto tivemos um grande auxilio de nosso professor Targino Amorim. Fizemos desenhos a mão de como ficaria a garra, estimamos quais materiais iriamos usar (tipo de perfil de aluminio, material da base, rodas, numero de seringas, etc) e tentamos solucionar problemas como a ligação entre os perfis e como movimentaríamos a garra. Esses foram apenas problemas inicias, mais à frente iriamos encontrar outros.

2- Desenhando no SolidWorks

Essa para nós foi a etapa mais desafiadora, pois foi nesta, que descobrimos muitos outros problemas, além claro do enorme desafio que foi descobrir como usar o SolidWorks já que nossas aulas para este programa estavam no inicio e ainda não sabíamos usar grande parte das funções que precisaríamos. Nessa parte do projeto tivemos auxilio de nosso professor Rodrigo que nos ajudou com o programa SolidWorks. Por erro no próprio projeto tivemos que refazer o desenho algumas muitas vezes. Como o problema do centro de massa que já comentamos aqui no blog. Mas no final conseguimos solucionar todos os problemas os quais nessa etapa poderiam ser resolvidos. 

Marcamos quantos furos precisaríamos em cada perfil de alumínio e na base de acrílico (as medidas são reais e estão em milímetro, porém algumas medidas foram mudadas) :
Perfis dos braços da garra

Perfis da mão da garra

Base de acrílico

Tivemos a ideia de colocar uma abraçadeira para fixar a seringa na garra e um cilindro para fixar o embolo da seringa:

Seringa com abraçadeira e cilindro

3- Montando a garra

Antes de começarmos a montar a garra, tentamos comprar todos os matérias necessários. Os itens comprados e todos os materiais necessários já foram citados em posts anteriores. Mas durante a montagem foi necessária a compra de mais materiais, apenas por uma maior quantidade como porcas, parafusos e arruelas. Nessa etapa contamos com uma grande ajuda do supervisor do Theoprax, Gilson.

  • Começamos primeiramente marcando e cortando os perfis nos tamanhos corretos  

  • Em seguida marcamos e furamos os lugares onde ficariam os parafusos

  • Amarramos os cilindro na seringa com uma fita isolante

  • Colocamos as abraçadeira nas seringas

  • Encaixamos as rodas nas bases

  • Por ultimo colocamos os parafusos já encaixando as seringas e os perfis nos seus devidos lugares

4- Montando o sistema hidráulico

Essa etapa ainda não realizamos, mas mais à frente colocaremos um post sobre ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário