Finalmente estamos fazendo as testagens da parte elétrica e hidráulica da garra. Com a ajuda de nosso orientador do projeto Prof. Targino Amorim, decidimos associar as bombas em paralelo, alimenta-las com uma bateria e liga-las a um interruptor, como a figura abaixo:
Figura 1
Decidimos utilizar o interruptor pois, quando quisermos utilizar apenas a bomba 1, desligado apenas o interruptor ligado à bomba 1. O sistema de interruptor funciona da seguinte maneira: Se todos os interruptores estiverem ligados o sistema estará interrompido ( o sistema não estará fechado) não podendo assim permitir a passagem da corrente, se a corrente não passa, não há transformação de energia, o sistema não funciona. Para que o sistema funcione, é necessário desligar o interruptor, pois assim haverá um sistema fechado, permitindo a passagem da corrente e a transformação de energia (o sistema funcionará). Uma das características do interruptor é que ele liga sistemas independentemente, caso quisermos utilizar apenas a bomba 1, desligamos o interruptor 1; se quisermos a bomba 2, desligamos apenas o interruptor 2; se quisermos ate mesmo desligar as bombas 2 e 3, desligamos os interruptores 2 e 3 sem nenhuma perda de função.
A associação em paralelo também foi escolhida visando a independência dos sistemas. Ligando as bombas em paralelo significaria que se quisemos utilizar apenas a bomba 1, a bateria forneceria a energia necessária, o que utilizada juntamente com o sistema de interruptores torna a opção de selecionar apenas uma bomba ainda mais viável. Utilizamos a associação em paralelo também pelo fato de associações em paralelo em geral conservar a voltagem do sistema. No nosso caso seria bastante útil pois poderíamos assim utilizar uma bateria com a mesma voltagem das bombas (12 V)
Para simplificar utilizamos uma associação em paralelo para conservar a voltagem, utilizando assim uma bateria de mesma voltagem das bombas e para permitir a utilização de interruptores e a consequente independência das bombas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário